2013 (1)

Mercado de Natal

O Município da Chamusca promove pelo 5.º ano consecutivo o Mercado de Natal, uma iniciativa que irá decorrer de 13 a 15 de Dezembro no Mercado Municipal e que conta com o apoio da Biblioteca Municipal da Chamusca. O destaque de 2013 passa pelo Presépio Vivo, com representação do Grupo Dramático Musical JNP e por incentivar a população a retomar o hábito de ir ao Mercado Municipal da vila. A actividade junta artesãos de todo o concelho num único lema, relembrar a época natalícia.

O Presépio Vivo acompanhado pelo grupo Coral Cantar Nosso irão embelezar a tarde de domingo num espectáculo que vai percorrer em cortejo o Largo Vasco da Gama, a Igreja da Misericórdia, a Igreja de São Pedro a Nossa Senhora das Dores, a Igreja Matriz e retorna ao Largo Vasco da Gama.

O objetivo principal deste Mercado é a envolvência de todos para que se mantenham as tradições e não se perca o espírito natalício. O programa será variado e vai ser focado nas crianças, sobretudo no primeiro dia, 13 de Dezembro, iniciando a tarde com uma exposição de Pais Natal, da autoria de todas as escolas do concelho. A tarde vai ter lugar para um Workshop de Cupcakes com “Estrelinhas Doces” para os mais novos. Sem esquecer a chegada do Pai Natal que vai atender os pedidos dos mais novos. A noite encerra com a cerimónia de Inauguração da Árvore de Natal, como vem sendo hábito, com a Fanfarra dos Bombeiros da Chamusca.

Cláudia Moreira, Vice-Presidente da autarquia assinala “o Mercado de Natal 2013 como uma oportunidade para as pessoas retomarem rotinas que até então se perderam e voltarem às compras domingueiras no Mercado Municipal, sem esquecer que o Natal é das crianças, por isso o nosso projecto este ano foi pensado para elas”.

14 de Dezembro fica marcado pela animação surpresa a cargo do Gabinete de Desporto e do Gabinete de Cultura do Município e pelo espectáculo do  Coro da JuntAnima.

No Domingo dia 15 de Dezembro, dar-se-á início ao Cortejo Evangélico de S. Lucas e Presépio Vivo, pelas ruas da Vila até à Igreja Matriz, tendo como ponto de partida e de chegada o Largo Vasco da Gama.

O Mercado de Natal oferecerá aos visitantes um programa diversificado nas áreas da música, desporto, animações para crianças e venda de artesanato, mantendo a tradição da magia e do espírito natalício.

O Município da Chamusca lançou o desafio às escolas e jardins-de-infância do concelho para que estas representassem aquela figura simpática de longas barbas brancas que invade a nossa imaginação e a preenche ao colocar os presentes nos sapatos das crianças, o Pai Natal. O resultado foi surpreendente e encantou todos os visitantes do Mercado de Natal 2013.